<$BlogRSDURL$>

março 29, 2004

Os terroristas são seres humanos! 



Li ontem um artigo no DN, que cita Mário Soares:

«A estratégia de Bush para combater o terrorismo está errada», acusou, como o «provam os dois campos de treino de terroristas que são hoje o Afeganistão e o Iraque».

- Pois! Antes do Bush ser presidente não havia terroristas!!

E voltou a defender que «a força militar é necessária, mas não é suficiente. Não é com bombas que vamos impor a democracia».
A via que defende, já muito criticada mas que reiterou, passa por canais de diálogo com a Al-Qaeda.
E lembrou que os próprios americanos começaram por bombardear Kadhafi para depois negociar com ele. E que também Blair admite este caminho.
Mas, desta vez, Soares esclareceu o que entende por negociar: «Não é sentarem-se todos em volta de uma mesa. Começa por conhecer o adversário». Ou seja, «investigar as ligações da Al-Qaeda ao submundo do crime e encontrar pessoas que saibam o que eles querem fazer». Dessa forma «podemos saber muita coisa sobre o que temos pela frente». Quanto a negociar «não sabemos ainda com quem, como, quando». Mas «temos de fazer uma aproximação» para estarmos preparados.
E esta via é possível porque «os terroristas não são marcianos, são seres humanos como todos nós, não são desprovidos de racionalidade, estão organizados, não são miseráveis, estão armados, vivem bem, muitos foram formados em universidades norte-americanas».

Bom! Aqui é que que eu começo a desconfiar da sanidade mental do homem.!
Então, a seguir ao 11 de Setembro e ao 11 de Março, além de pôr a funcionar os mecanismos da democracia e sujeitar os responsáveis pelos atentados à justiça internacional, vamos adoptar a postura sociológica de tentar compreender as motivações deles - e talvez concluir que os líderes dessas organizações tiveram uma infância difícil?
Perguntar-lhes: Eh! pá?, mas porque é que vocês fazem essas coisas?!
Haverá alguém que possua o nível de informação que os americanos têm sobre os terroristas?
Não! E no entanto, foi o que o mundo inteiro viu!
Depois de vermos imagens como as que foram mostradas sobre Madrid, o que há a estudar sobre eles?Conhecer o adversário?
Vamos escalavrar essa corja ou antes extirpá-los?


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?