<$BlogRSDURL$>

abril 23, 2004

Memórias de Abril de 1974 (I) 

Eh!Eh!Eh!Eh!
23-5-1974,Martins, in A Bola, n. 4280, p. 1

O Sporting tem em 1973/74 uma época de ouro: conquista o Campeonato, a Taça de Portugal, chega às meias finas da Taça das Taças e Yazalde conquista a Bota de Ouro, com 46 golos, recorde até hoje imbatível na Europa.

Os "leões" conquistaram o campeonato na última jornada, ficando a dois pontos do Benfica. A final da Taça tem os mesmo intervenientes, com o Sporting a assegurar a vitória no prolongamento.

Na Taça das Taças o Sporting tenta conquistar dez anos depois o título. Nas meias finais enfrenta o Magdeburg, da RDA, empatando em Alvalade (1-1). A superioridade "leonina" foi total, tal como o azar: um penalty falhado, uma bola na trave e um auto-golo que foi precedido de falta.

O jogo na Alemanha disputa-se a 24 de Abril de 1974 e o Sporting volta a ter azar. Yazalde e Dinis estão lesionados e não viajam e quando o resultado estava em 2-1 Tomé falha um golo, no último minuto, em situação muito favorável, que assegurava a passagem à final.

O regresso da equipa fica marcado pelo eclodir da Revolução de Abril. Os jogadores chegam ao Muro de Berlim e ficam a saber do movimento das Forças Armadas.

Com os voos para Lisboa cancelados, a equipa consegue uma viagem para Madrid, seguindo-se o percurso de autocarro até Badajoz, onde passam a noite, dado que todas as fronteiras estavam encerradas. Só no dia 26 a comitiva consegue chegar a Lisboa.

Fonte da informação - Sporting Clube de Portugal

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?