<$BlogRSDURL$>

julho 30, 2004

Darfur - Sudão: A esperança perdida! 

  • O projecto de resolução relativo à situação em Darfur, no Sudão, que deverá ser hoje aprovado em Nova Iorque, foi suavizado para reunir o consenso dos 15 membros do Conselho de Segurança (CS) da ONU.
    Na sua quarta revisão em poucos dias, o texto deixou de referir explicitamente a palavra "sanções" contra o regime de Cartum.
    Estas continuam a estar previstas, mas torna-se assim mais difícil a sua aplicação.
    Se o Governo sudanês não controlar e desarmar as milícias árabes acusadas de limpeza étnica contra os negros de Darfur, o texto admite a possibilidade de a ONU recorrer ao artigo 41, da Carta das Nações Unidas, que prevê sanções económicas ou diplomáticas, mas exclui "o uso da força".
    O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, deverá supervisionar periodicamente o cumprimento dessas medidas por parte do Governo do Sudão.


  • (...)

  • A hipótese do envio de militares, fora da UA, foi levantada pelo Reino Unido, mas está por enquanto posta de lado.
    O destacamento de um contingente para proteger as vítimas das atrocidades cometidas pelas milícias necessita do aval do Governo de Cartum que, sob pressão, desafiou tal iniciativa, ao alertar para os riscos de uma desestabilização regional e de uma forte resistência a qualquer tido de intervenção, estabelecendo um paralelo com os resultados violentos da acção das forças da coligação no Iraque.


  • E as vítimas das atrocidades das milícias árabes continuam a ser dizimadas..

    Comments: Enviar um comentário

    This page is powered by Blogger. Isn't yours?