<$BlogRSDURL$>

outubro 20, 2004

À Volta da Picaresca Viagem - I 

A 6ª Edição da Ilustração Portuguesa está na Cordoaria Nacional até 7 de Novembro.
A selecção deste ano expõe trabalhos de criadores e ilustradores nas áreas da pintura, da BD, da publicidade, da web, etc.
Noutro cenário, reúnem-se as propostas de 20 ilustradores em Coisas que Acontecem, tendo por base a recolha de notícias relevantes ao longo do último ano.

Sobre a 15ª edição do Festival Internacional de BD da Amadora, que abre as portas na próxima sexta-feira e que também termina a 7 de Novembro.. o destaque vai para “100 BDs do Século XX” ( os clássicos, está-se mesmo a ver!).

Vale a pena, a propósito destes dois acontecimentos, recordar aquela que é considerada por alguns especialistas, a primeira história aos quadradinhos portuguesa, de Raphael Bordallo Pinheiro!

Estamos em presença dos Apontamentos Sobre a Picaresca Viagem do Imperador de Rasilb Pela Europa, de 1872!
Rasilb é um anagrama de Brasil, pois estamos a falar de D.Pedro II!

Quero por isso a partir de hoje, e até dia 7(!).. partilhar com as amigas e os amigos ( é assim que se diz, não é?!) uma exposição paralela sobre esta singular obra, de aqui ficam hoje os primeiros quadradinhos!


Posted by Hello
Notas:
- As imagens podem ser abertas e ampliadas para obter a melhor leitura possível.
- Trata-se da Primeira Edição - facsimilada, que adquiri na Bedeteca, em comemoração do 150º aniversário do nascimento de Bordallo ( 1846-1905).


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?