<$BlogRSDURL$>

novembro 25, 2004

Winston Churchill - I 


Winston Churchill

Estas sábias palavras, diria premonitórias, são um exemplo claro do homem que foi Churchill:

"Gostaria de falar, hoje, do drama da Europa (...) Entre os vencedores só se ouve uma Babel de vozes. Entre os vencidos não encontramos mais do que silêncio e desespero (...) Existe um remédio que, se fosse adoptado global e espontaneamente, pela maioria dos povos dos numerosos países, poderia, como por milagre, tansformar por completo a situação e fazer toda a Europa, ou a maior parte dela, tão livre e feliz como a Suiça dos nossos dias. Qual é esse remédio soberano? Consiste em reconstituir a família europeia ou, pelo menos, enquanto não podemos reconstrui-la, dotá-la de uma estrutura que lhe permita viver e crescer em paz, em segurança e em liberdade. Devemos criar uma espécie de Estados Unidos da Europa. (...) Para realizar esta tarefa urgente, a França e a Alemanha devem reconciliar-se."

Winston Churchill
Discurso na Universidade de Zurique
19 de Setembro de 1946


Winston Churchill nasceu a 30 de Novembro de 1874 e faleceu 24 de Janeiro de 1965.
William Leonard S. Churchill era filho de Lord Randolph Churchill, sétimo conde de Malborough, e da norte-americana Jennie Jerome.
Sobre sua mãe, escreveu:
"A minha mãe brilhava para mim como uma estrela vespertina; gostava muito dela, mas à distância".

O seu contributo enquanto primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, foi decisivo para que, de forma quase unânime, ele tenha sido considerado o Homem do Milénio.
Até final do mês, data comemorativa do 130º aniversário do seu nascimento, serão aqui publicados alguns apontamentos sobre a vida e obra deste grande estadista.


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?