<$BlogRSDURL$>

outubro 05, 2006

World Press Photo 06 

Alassa Galisou, um bébé subnutrido, aperta os dedos contra os lábios do mãe, Fatou Ousseini, num Centro de alimentação de emergência para refugiados em Tahoua, no noroeste da Nigéria. Em 2004, uma das piores secas dos últimos tempos, associada a uma praga de gafanhotos destruiu as colheitas, deixou milhões de pessoas sem meios de subsistência.
As fortes chuvas prometeram boas colheitas para 2005, mas retardaram a chegada de auxílio. As Nações Unidas e o Ocidente foram acusados pela resposta tardia a esta
iminente crise humanitária . Apenas algumas semanas antes desta fotografia, tirada a 1 de Agosto de 2005, os líderes do G8 tinham decidido erradicar a pobreza em África, duplicando a ajuda até 2010.
Prémio World Press Photo 2005
Finbarr O'Reily (Canadá) - Agencia Reuters






Young Abu, de sete anos, abotoa a camisa do pai num abrigo para amputados, perto de Freetown, Serra Leoa.
Os braços de Abu Bakarr Kargbo foram cortados pelos rebeldes da Frente Unida Revolucionária, aquando do ataque à cidade em 1999.
Cerca de 50.000 pessoas foram mortas e milhares mutiladas na guerra civil entre o Governo e as forças rebeldes, entre 1991 e 2002.
Cortar mãos ou braços tornou-se a imagem de marca dos rebeldes, de modo a espalhar o terror entre os seus inimigos.
Em 2004 foi finalmente estabelecido um acordo de paz e constituido um tribunal de guerra.
Antigos combatentes de ambos os lados beneficiaram de programas de reintegração social, mas pouco foi feito pelos amputados.

Primeiro prémio de historias contemporâneas individuais - Yannis Kontos, Greece, Polaris Images













Mallam Galadima Ahamadu, que passeia a hiena Jamis nas ruas de Abuja, Nigéria, faz parte de um grupo que viaja pelo norte do país com três hienas, duas pitons e quatro macacos;
Trabalham como artistas e vendem ervas medicinais, muito procuradas.
As hienas - treinadas para atacar, o que atrai as multidões - são capturadas em estado selvagem e treinadas durante meses para interagir com os humanos e outros animais, sem os atacar.
Mallam e os seus companheiros alimentam as hienas com uma cabra em média cada três dias - o que ajuda a mantê-las calmas - e borrifa-as com água, pois estes animais não se dão bem com o calor excessivo.
Primeiro prémio de retratos individuais - Pieter Hugo, África do Sul, Corbis













Samar Hassan chora, segundos depois tropas dos EUA dispararem e matarem os seus pais, num incidente em Tal Afar, no norte do Iraque, em Janeiro de 2005.
Os soldados abriram fogo, depois do carro dirigido pelo pai de Samar não ter parado quando se aproximou da patrulha.
Na declaração do exército americano leu-se que as tropas tentaram parar o carro acenando com as mãos e efectuando tiros de advertência, antes de dispararem directamente para o carro, matando o motorista e o passageiro do banco da frente.
Cinco dos irmãos de Samar estavam no carro com ela: Os seis sobreviveram, embora o irmão Racan tivesse ficado gravemente ferido.
Os soldados de EUA prestaram os primeiros socorros às crianças antes de as levarem para o hospital mais próximo.
Segundo prémio na categoria foto-notícia - Chris-Hondros, USA, Getty-Images





Um urso polar come uma foca em cima de uma pequena ilha de gelo, perto do glaciar de Mónaco, na costa noroeste de Svalbard (Spitsbergen), Noruega.
Os ursos polares alimentam-se de focas
principalmente nos meses de verão, servindo-se dos pedaços de gelo que se separam das plataformas, para capturar as presas.
Sendo uma espécie potencialmente ameaçada, o urso-polar, protegido desde 1973 por fortes restrições à caça no Ártico, viu a sua população na região de Svalbard aumentar de 1000 para cerca de 3000.
Segundo prémio na categoria Natureza-singulares - Pål Hermansen, Noruega, para Orion Forlag-Getty Images.






World Press Photo 2006 e Prémio Visão Fotojornalismo 2006, no Centro Cultural de Belém, até dia 22 de Outubro.

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?